Amigos do Parque

A Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, foi criada em 1999 com a finalidade de contribuir com a adequada preservação deste excepcional patrimônio que é o Parque Nacional da Tijuca.

A Amigos do Parque possui mais de 300 associados que reconhecem a importância deste trabalho, e através de contribuições auxilíam no desenvolvimento de atividades e projetos de uma das áreas mais privilegiadas do Rio de Janeiro.

O objetivo da Amigos também é atuar junto aos órgãos públicos, cobrando a fiscalização das áreas de conservação e colaborando com a administração do Parque na gestão desse espaço público.

A Amigos do Parque tem parcerias com a Fundação Roberto Marinho, Amsterdam Sauer, Botafogo Praia Shopping, Oi FM e Prezunic, visando trazer a sociedade civil para mais próximo do Parque e contribuir com suas melhorias.

PRINCIPAIS PROJETOS

* Projeto executivo para revitalização do Cristo Redentor, em parceria com o BNDES: a iniciativa vai viabilizar a elaboração do projeto executivo para revitalização da área de visitação do Cristo Redentor, que corresponde a 3.775,20 metros quadrados.

Leia a íntegra do Contrato

Os estudos vão apresentar soluções arquitetônicas e de engenharia para melhorar a infraestrutura de recepção dos visitantes. O projeto vai beneficiar todas as áreas de circulação: passarelas, corredores, mirantes, guarda-corpos, pergolados, jardins, torre de elevadores, escadarias, lojas, cafeterias e banheiros.

* Projeto UATs (Unidade de Atendimento aos Turistas): Parceria entre Amigos do Parque e Parque Nacional da Tijuca com Amsterdam Sauer e Botafogo Praia Shopping para atendimento aos turistas, no Corcovado visando atendimento e apoio aos visitantes do Monumento com informações culturais e turísticas sobre o Parque Nacional da Tijuca,além de outros pontos turísticos da cidade.


* Programa de Voluntários do Parque: Administração do programa de trabalho voluntariado para manutenção de trilhas, manejo da flora, patrulha ambiental, conscientização dos visitantes quanto à conduta consciente em ambientes naturais e mutirões de limpeza uma vez por mês nas trilhas do Parque Nacional da Tijuca.